domingo, 30 de janeiro de 2011

Linguagem documentária: conceitos e relações

CINTRA, Ana Maria et al. Para entender as linguagens documentárias. 2 ed. São Paulo: Polis, 2002.
Conceito de linguagem documentária:
"é um conjunto de termos providos ou não de regras sintáticas utilizadas para representar conteúdos dos documentos técnico-científicos com fins de classificação ou busca retrospectiva de informação".
Cintra aponta 3 elementos das linguagem documentária:
  • Um léxico: identificado como uma lista de elementos descritores, devidamentea filtrados e depurados;
  • Uma rede paradigmática para traduzir certas relações essenciais e, geralmentea estáveis entre descritores.
  • Uma rede sintagmática destinada a expressar as relações contingentes entre os descritores, relações que são válidas no contexto particular onde aparecem.

A representação documentária é obtida por meio de um processo que se inicia pela análise do texto, com o objetivo de identificar conteúdos pertinentes em função das finalidades do sistema e da representação desses conteúdos numa forma sintética, padronizada e unívoca.

Conceito de documentação:

"memória, seleção de idéias, reagrupamento de noçõesa e de conceitos, síntese de dados. Trata-sea de tirar, de avaliar, de analisar, de "traduzir", de encontrar respostas para necessidades específicas"

A estrutura básica de uma linguagem documentária é dada por relações hierárquicas, que podem ser genéricas, específicas ou partitivas.

Relações genéricas - definem-se como relações hierárquicas, baseadas na identidade parcial do conjunto de característicasa das noções superordenadas e subordinadas envolvidas;

Relações específicas - definem-se como relaçõesa hierárquicas subordinadas;

Relações partitivas - é um tipo de relação hierárquica na qual a noção de supeordenadaa refere-se a um objeto considerado como um todo e as noções subordinadas a objetos considerados como suas partes;

Nenhum comentário:

Postar um comentário