quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Biblioteconomia: "um país se faz com homens e computadores"

A fronteira entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação está relacionada com a questão do suporte dos documentos. Enquanto a biblioteconomia se preocupava com os "livros" no sentido físico da palavra, a ciência da informação se desenvolveu na carona do desenvolvimento tecnológico.
Não que eu seja cafona ou esteja muito velho, mas, já sinto falta de espaços para leituras que costumavam ser mais modestos: uma revista no balcão, o jornal sobre a mesa com o café. Hoje, qualquer cidadão, aparece com aquela mala preta no café, abre sobre o balcão, acessa o email e fica lendo naquela caixa preta.
Nada contra os notebooks e a indústria da informática, ainda prefiro os livros tradicionais, mas o que fico mais assustado é quando estou estudando biblioteconomia e ciência da informação me deparo com textos cheio de siglas e nomenclaturas em inglês. São textos de fazer inveja a qualquer livro de informática pura.
Claro que não se trata de uma crítica, apenas de uma constatação do avanço tecnológico. Nesse contexto, compete parafrasear Monteiro Lobato: "um país se faz com homens e computadores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário