sábado, 29 de janeiro de 2011

Recuperação da Informação e Indexação

ARAÚJO JUNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
Capítulo I
Conceito de recuperação de informação:
"Processo de localizar documentos e ítens de informação que tenham sido objeto de armazenamento, para permitir o acesso dos usuários aos objetos de uma solicitação ou seja, a recuperação da informação se dá pela comparação do que se solicitou com o que está armazenado" (p. 14)
Conceito de mineração de textos:
"Consiste na extração de informações sobre tendências ou padrões em grandes volumes de documentos textuais, onde uma amostra significativa de informações é avaliada em textos contidos em bases textuas e em fontes de informação em linha" (p. 15)
Conceito de indexação:
" é a tradução de um documento em termos documentários, isto é, em descritores cabeçalhos de assunto, termos-chave, que têm por função expressar o conteúdo do documento ou como o processo de atribuir termos ou códigos de indexação a um registro de documentos, termos ou códigos esses que serão úteis posteriormente na recuperação da informação" (p. 20)
Conceito de análise documentária:
O autor utilizou o conceito de Guimarães, onde expõem que se trata de um "conjunto de procedi mentos destinados a expressar o conteúdo dos documentos de forma que facilite a recuperação da informação"
Sobre a indexação:
De acordo com Araujo Junior, a indexação pode ser manual ou automática.
Indexação manual: "tradução de um documento em termos documentários (descritores, cabeçalhos de assunto e termos-chave) sem o auxílio da atribuição automática de termos ou extração automática de termos; é a indexação sem o auxílio de computadores" p. 24
Indexação automática: " qualquer procedimento que permita identificar e selecionar os termos que representam o conteúdo dos documentos sem a intervenção direta do documentalista". (p. 24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário