domingo, 30 de janeiro de 2011

Metadados e Dublin Core

ROSSETO, Marcia; NOGUEIRA, Adriana Hypólyto. Aplicação de elementos metadados Dublin Core para descrição de dados bibliográficos on-line da Biblioteca Digital de Teses da USP.
Conceito de Biblioteca Digital:
"O conceito de biblioteca digital está na analogia com um lugar onde encontra um repositório contendo uma coleção organizada de publicações e outros artefatos físicos, combinados com sistemas e serviços que facilitam o acesso físico, intelectual, e disponível por longo tempo"
Tipos de documentos digitais:
  • Material digitalizado - documentos convertidos em formatos eletrônicos;
  • Material digital original - documento editado na forma digital;

Características das publicações eletrônicas:

  • Materiais individuais - (emails, notas, manuscritos, bases de dados, etc)
  • Materiais corporativos - livros, publicações seriadas, filmes, registros sonoros, etc.

Conceito de metadado:

"É identificado como dado acerca de dado, ou informação sobre informação que está no espaço digital e virtual. É um sumário de informações sobre a forma e o conteúdo de um senso eletrônico, ou não, que pode ser um objeto bibliográfico (livros, seriados, mapas, etc, catálogo de registros bibliográficos, inventários e registros de arquivos, objetos geoespaciais (imagens de satélites etc), recursos de museus e visuais;

Funções dos metadados:

"Descrever, identificar e definir um recurso eletrônico com o objetivo de modelar e filtrar o acesso, termos e condições para o uso, autenticação e avaliaçãoa, preservação e interoperabilidade".

De acordo com Rosseto & Nogueira "um metadado é usado para localizar uma informação que poderá ser um endereço de internet, recursos web, livros, emails, eventos, artefatos, conjunto de dados, projetos, organizações, etc".

Dublin Core:

"é um padrão de metadados, composto por 15 elementos, planejados para facilitar a descrição dos recursos eletrônicos"

De acordo com as autoras, "as principais características deste padrão são a simplicidade na descrição dos recursos, entendimento semântico, escopo internacional e extensibilidade, o que permitea a adaptação às necessidades adicionais da descrição"

O Dublin Core pode ser inserido em página HTML e utilizar a linguagem XML. Adota a sintaxe do RDF;

Um comentário: